Fototerapia: o que é e para que serve?

Fototerapia: o que é? Consiste em uma modalidade terapêutica que aplica exposições repetidas e controladas de radiação ultravioleta a fim de alterar a fisiologia cutânea, para induzir a regressão ou controlar a evolução de diversas afecções.

Como a fototerapia funciona?

A Fototerapia é um tratamento baseado na utilização de luzes. A técnica consiste na utilização da radiação ultravioleta, podendo ser aplicada através de LEDs (Light Emitting Diodes) ou LASER, sendo diodos semicondutores que, ao serem submetidos a uma corrente elétrica, emitem uma luz promovendo estimulação intracelular, através de ondas.

Procedimento de fototerapia com Antares

Trata-se de um recurso bastante utilizado na área da estética facial, corporal, capilar e podologia, por tratar uma diversidade de patologias.

Efeitos da fototerapia

Quando utilizada a emissão da fototerapia em doses apropriadas, a luz é absorvida por cromóforos ou foto-receptores moleculares especializados, sendo  eles a melanina, porfirinas, citocromo, oxidase e hemoglobina. 

O cromóforo é responsável pela absorção luminosa, quando ocorre a absorção de fótons por um cromóforo. Dessa forma, um estado molecular eletronicamente excitado se estabelece, resultando na atividade celular. 

Na fototerapia, o comprimento de onda é o que determina os efeitos fisiológicos e quais os tipos de tecidos que irão absorver preferencialmente a radiação incidente, assim como a profundidade de penetração da mesma. A absorção pelo fotorreceptor produzirá uma resposta fisiológica específica.

  1. Fototerapia na estética facial

No facial, é possível auxiliar em tratamentos de acne ativa, tendo função bactericida, iluminação e clareamento, pós-extração de comedões em procedimentos de limpeza de pele, rejuvenescimento promovendo a ativação de fibroblastos e síntese de colágeno, rosácea e também permeação de ativos.

Fototerapia facial com Antares
  1. Fototerapia na estética corporal

No corporal possui indicações como: tratamento de celulite, foliculite e pseudofoliculite, por realizar modulação da inflamação e lipólise, complementando tratamentos para gordura localizada.

  1. Fototerapia no capilar

Uma das terapias mais utilizadas no área da tricologia é a fototerapia capilar, que proporciona inúmeros benefícios na terapia para esta região, podendo ser utilizado para estimular a oxigenação do couro cabeludo, combatendo a calvície, queda de cabelo e dermatite seborreica do couro cabeludo, com ação anti-inflamatória, sendo utilizado também para hidratação, melhorando o aspecto dos fios.

  1. Fototerapia na podologia  

Visando atender uma diversidade de patologias, essa tecnologia tem sido bastante utilizada também para tratamentos de combate à frieira, onicomicose, fascite plantar, fissuras, rachadura, unha encravada em estado inflamatório, entre outras indicações. 

Equipamentos para fototerapia

Existem vários equipamentos para fototerapia disponíveis no mercado, variando entre aqueles que trabalham com fototerapia LED, LASER ou terapias combinadas.

Na BCMED você encontra uma grande variedade de aparelhos para tratamentos com fototerapia, como:

  • O Beauty Steam Maxx Vapor de Ozônio com Fototerapia, possibilitando ao profissional trabalhar com limpeza de pele, aromaterapia, podologia, tratamentos capilares e fotobiomodulação;
  • O Hygialux Aparelho de Fototerapia em LED com Cluster Tricolor, por sua vez, possibilita terapias individuais ou associadas oferecendo tratamentos diferenciados nas mais diversas áreas da Medicina, Fisioterapia e Estética;
  • Unindo LASER e LED em um único equipamento, o Fluence, da HTM, apresenta protocolos de tratamento específicos para cada aplicador, oferecendo mais flexibilidade para os tratamentos com laserterapia e ledterapia para diversas áreas da saúde;
  • Outra opção excelente para procedimentos com fototerapia é Endophoton Esthétic Aparelho de Fototerapia Laser e LED, da KLD, que proporciona muito mais agilidade e possibilidades de tratamentos devido à sua variedade de aplicadores de alta potência;
Equipamento Antares
  • O ANTARES é um equipamento microcontrolado de terapia de fotobiomodulação, que trabalha com emissão de irradiação de fótons de baixa energia, por meio da terapia com laser ou LED, responsáveis pela promoção de diversos processos biológicos, através do fornecimento de energia para as células.
  • Laser e Led em um único equipamento. Mais flexibilidade para seus tratamentos com laserterapia e ledterapia com o Fluence Maxx, da HTM. Um equipamento moderno com opção de canetas e clusters.
  • Por último, porém não menos importante, o aparelho de vacuoterapia e fototerapia Vacum Laser, da MMO, o único equipamento disponível no mercado que combina vacuoterapia e fototerapia em uma única plataforma.
É preciso investir em fototerapia? 

Sim! A fototerapia é uma grande aliada em procedimentos estéticos e no tratamento de afecções, sendo um tratamento indispensável para qualquer clínica de estética por sua versatilidade e eficácia comprovada.    

Já investe em fototerapia em seu estabelecimento? O que achou dos resultados? Conte para nós nos comentários!

Deixar um comentário

Inscreva-se
Inscreva-se AGORA

Inscreva-se para receber as promoções da BCMED

Transforme a sua clínica com os melhores equipamentos e treinamentos do mercado.
close-link
Os melhores equipamentos para a sua clínica com parcelas em até 72x.
COMPRAR
close-image