A pandemia trouxe uma mudança radical na vida de todos, tanto no aspecto pessoal quanto na forma de trabalhar, e isso vale para todos os setores do mercado. Mudou a rotina de vários profissionais, e com isso tivemos que aprender novos hábitos e nos adaptar a esse mundo novo.
Dentro da área da estética as práticas de biossegurança já fazem parte da rotina. Com o surgimento do vírus, essas práticas foram reforçadas e redobradas para garantir que os atendimentos sejam seguros e de qualidade, tanto para os clientes quanto para os profissionais.
E quais foram as principais mudanças?
Foi preciso reconsiderar toda a logística de atendimentos, tanto dentro da clínica quanto nos atendimentos home care (à domicílio).
Dentro das clínicas, houve a necessidade de repensar a agenda para organizar os horários e diminuir o fluxo de pessoas, evitar aglomerações em áreas comuns, como a sala de espera, a disponibilização do álcool em gel para os clientes e a exigência do uso de máscaras.
Dentro da sala, durante o atendimento, o profissional também teve que redobrar os cuidados, seguindo as diretrizes dos órgãos de saúde, a cada sessão, certificando-se de:
- Lavar bem as mãos e o rosto com água e sabão;
- Vestir avental, luvas, touca e máscaras descartáveis;
- Trocar os lençóis descartáveis da macas a cada atendimento;
- Higienizar e esterilizar os materiais utilizados no atendimento;
- Higienizar e esterilizar os móveis, chão, cadeiras e mesas de apoio a cada atendimento;
- Valorizar a ventilação do ambiente.
Já nos atendimentos home care, os cuidados com a higiene começam antes mesmo de entrar na residência do cliente.
Ao chegar no local de atendimento, antes de entrar, o profissional deve fazer toda a higiene externa de bolsas ou mochilas que esteja carregando, higienizar as mãos e utilizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
Vestir o jaleco descartável, luvas, touca e máscara descartável, além de fazer a desinfecção da sola do sapato e utilizar uma sapatilha de proteção descartável também são cuidados essenciais, evitando assim a entrada de sujeira e uma possível contaminação do ambiente.
Antes de iniciar o atendimento, deve-se higienizar e preparar o local que será utilizado, limpando a maca e as superfícies de apoio com álcool 70%. Dar preferência para a utilização de lençol descartável na maca e materiais descartáveis ou previamente higienizados, como pincéis, cubetas e espátulas.
Ao finalizar o procedimento, realizar o descarte dos materiais utilizados no atendimento e uma nova higienização das macas e superfícies, assim como o profissional deve lavar as mãos ou utilizar álcool 70%.
Somente após a saída da residência do cliente o profissional deve retirar todos seus EPI’s, fazer a troca da máscara e encaminhar para o descarte correto todos os materiais.
É importante lembrar que devemos ficar atentos a sintomas como tosse seca, febre alta e dor de garganta. Ao sentir qualquer um deles, ou se algum cliente relatar algum desses sintomas, suspenda imediatamente os atendimentos e adote o isolamento. A prevenção é a maior arma contra a disseminação do coronavírus.
Houve mais uma mudança dentro dos atendimento home care para facilitar o trabalho dos profissionais. Surgiu no mercado da estética equipamentos de tamanho reduzido, leve e portátil, porém com a mesma potência e tecnologia dos equipamentos de tamanho maior, que normalmente ficam dentro das clínicas e espaços de estética.
Com a crescente demanda por atendimentos à domicílio, devido a pandemia, criou-se essa necessidade de equipamentos mais práticos de serem carregados, para que o profissional pudesse dar continuidade aos seus protocolos de atendimento, sem perder a qualidade na entrega dos resultados.
E todas essas mudanças vieram para ficar na rotina de trabalho do profissional da estética, por tempo indeterminado, até que a imunização contra esse vírus chegue e se torne real em nosso dia-a-dia.
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