Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, confira 4 dicas para clínicas estéticas

Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, confira 4 dicas para clínicas estéticas

Você sabia que dia 27 de junho é celebrado o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas? E você sabe porquê essa data é importante e o que ela tem a ver com o universo da estética?

Se você possui o objetivo ou já está no caminho de abrir uma clínica estética, saiba que você irá participar de uma grande comunidade de empreendedores, que contribuem enormemente para a sociedade. 

Para muitos, investir em sua própria empresa significa ter maior liberdade e autonomia para conduzir sua carreira profissional. E por mais libertador que seja esse trajeto, é preciso planejar bastante e firmar as parcerias certas para que tudo corra bem e os desafios sejam ultrapassados com sucesso.

Conheça um pouco mais sobre o Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas e confira algumas dicas para garantir o sucesso do seu estabelecimento de estética!

Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas

Essa data existe desde 2017 e foi oficializada por meio da Resolução 71/279 na Assembleia Geral das Nações Unidas. O objetivo do estabelecimento desse dia é para destacar a relevância dos pequenos negócios e o impacto que causam em economias locais e globais.

De acordo com Amina Mohammed, Secretária-Geral e Presidente do Grupo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, essa categoria de empreendedores “são chave para criar os 600 milhões de empregos necessários até 2030 para acompanhar o ritmo do crescimento da população em idade ativa.”


O fato é que as pequenas e médias empresas, formais ou informais, representam 90% de todas as empresas e são responsáveis por cerca de 60% a 70% do total de empregos, segundo o Conselho Internacional para Pequenas Empresas.

Como garantir o sucesso da sua clínica estética?

Se você está pensando em percorrer esse caminho ou já está dando os primeiros passos para abrir a sua empresa, trouxemos quatro dicas importantes para você garantir o sucesso do seu negócio!


O mercado da estética está repleto de oportunidades e, no Brasil, segue em crescimento. No auge da pandemia, o setor de personal care, perfumaria e cosméticos cresceu 5,8%. Os brasileiros passaram a incluir hábitos e procedimentos estéticos em suas vidas, principalmente pela relação que esse segmento possui com a autoestima.

O setor de estética no Brasil é o terceiro maior do mundo ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Fonte: ABIHPEC.

Confira quatro dicas importantes para você garantir o sucesso do seu negócio e aproveitar bastante as oportunidades que a estética oferece:

1- Conheça a sua concorrência

Um dos primeiros passos que você deve incluir no seu planejamento é a análise dos concorrentes. Entenda como cada clínica ou negócio semelhante se comporta, como se comunica, quais áreas atende, o que possui de vantagens e desvantagens e todas as informações que você puder captar.

Essa etapa é muito importante porque ao entender como o seu concorrente se comporta fica mais fácil e claro para você definir como diferenciar o seu negócio

Com essa análise também é possível identificar o que os clientes sentem faltam no atendimento para aplicar na sua clínica e oferecer uma experiência ainda mais completa.

2- Marketing digital e redes sociais são muito importantes

Todo mundo tem pelo menos uma rede social ativa. Um estudo da Kaspersky em parceria com a Corpa mostrou que sete em cada dez brasileiros usam as redes sociais como fonte de informação.

São várias as pesquisas que mostram a relevância das redes sociais para a divulgação dos negócios. E, para a sua clínica ser encontrada e conquistar novos clientes, é preciso estar presente no ambiente online.

E não pense que precisa investir milhões para conseguir bons resultados. No Facebook, por exemplo, com qualquer orçamento você pode começar a impulsionar uma publicação. 

E, claro, você sempre pode iniciar de forma orgânica, pedindo para que seus amigos e familiares apoiem o seu novo perfil, seguindo e indicando para suas respectivas redes. O importante é você manter sua rede sempre atualizada e responder todos que tiverem dúvidas.

3- Tenha um atendimento excelente

De nada adianta você ter a melhor estratégia nas redes sociais e conquistar mais clientes se, na prática, o atendimento não é de excelência. Isso pode gerar frustração nas pessoas que chegam à sua clínica e o resultado dessa situação não é nada agradável. 

O atendimento é parte essencial da rotina de uma clínica e tão importante quanto o próprio serviço oferecido. Quando bem feito, além de comentários muito positivos e a fidelização de clientes, as pessoas passam a indicar o seu negócio, e o marketing boca a boca é uma das melhores formas – e mais baratas – de se conquistar novos clientes.

4- Escolha parceiros estratégicos

Por último, mas não menos importante, você precisa ter bons fornecedores de equipamentos e produtos estéticos. Essa é uma relação de total confiança e que impacta diretamente na realização do seu serviço.

Procure por parceiros que ofereçam boas opções em seu portfólio, tenha todas as informações necessárias sobre os produtos, condições confortáveis de pagamento e, assim como o tópico anterior, que atenda você de forma excelente!

A BCMED é especializada nos segmentos de estética e fisioterapia e possui um portfólio extremamente amplo com as melhores opções do mercado para você sentir segurança no manuseio e obter resultados reais em seus atendimentos. Conheça mais aqui.

Como a BCMED contribui para o sucesso de pequenas empresas?

Há 10 anos no mercado, a BCMED oferece facilidade no pagamento e condições que cabem no bolso de todas as clínicas, independente se você está no início ou se já possui um negócio consolidado. 

Pequenas empresas podem contar com a variedade de produtos e equipamentos de nosso site. 

Selecionamos marcas de referência para fazer parte do nosso portfólio e você não perde tempo pulando de site em site para pesquisar pelo que você precisa. E, se aparecer alguma dúvida, a equipe BCMED está sempre disponível em nosso WhatsApp para orientar você da melhor forma.

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