Considerado um dos tratamentos mais procurados para eliminação de gordura localizada, a criolipólise é um procedimento estético não invasivo que utiliza o frio para destruir células adiposas em diversas partes do corpo, como coxas, abdômen, tórax, quadril e braços, por exemplo.
Baseada na intolerância das células de gordura a baixas temperaturas, a técnica trabalha rompendo as células adiposas quando estimuladas pelo equipamento, podendo ocasionar a eliminação de mais de 40% da gordura localizada em apenas uma sessão.
Para resultados satisfatórios e seguros, contudo, o procedimento deve ser realizado por um profissional qualificado, com um aparelho certificado e manutenção em dia.
Entre os principais aparelhos para realização da criolipólise estão o Criodermis, Polarys e Beauty Shape Duo, cada um com diferentes recursos para tornar o procedimento mais eficiente e ágil.
Principais aparelhos de criolipólise
Criodermis Smart – Aparelho que realiza criolipólise através de placas, oferecendo mais segurança e praticidade ao profissional. Ele possui 6 saídas, possibilitando trabalhar várias áreas do corpo ao mesmo tempo. Seu tamanho permite tanto atendimento home care quanto em clínica e seu resfriamento chega até -5ºC.
Polarys – Aparelho de criolipólise de sucção que possibilita os tratamentos de criolipólise convencional, de contraste, de preparo e de reperfusão. Sua temperatura de resfriamento chega até -11ºC.
Beauty Shape Duo – Aparelho de criolipólise de sucção que possui protocolos pré programados, que sugerem os tempos e temperaturas de acordo com estudos. Sua temperatura de resfriamento chega até -11ºC.
Criolipólise de placas x criolipólise de sucção
Criolipólise de placas – Consiste numa placa onde toda a área resfriada entra em contato com a pele do paciente, expondo o tecido a baixas temperaturas e iniciando o processo inflamatório responsável pela apoptose, morte programada das células de gordura.
A vantagem da criolipólise de placas é realizar o procedimento em regiões que não possuem acúmulo de gordura o suficiente para sucção, possibilitando assim aumentar o perfil de clientes aptos ao tratamento.
Criolipólise de sucção – Consiste em uma ponteira que possui uma cavidade com vácuo, responsável por manter a pele na parte interna do manípulo para que o tecido permaneça próximo às células de congelamento (também conhecidas como placas de peltier).
O vácuo exercido pelo manípulo da criolipólise de sucção garante a hipóxia, ou seja, a falta de oxigenação no tecido, contribuindo para a morte celular e eliminação da gordura.
Tipos de criolipólise
Convencional – Técnica que atua por meio do resfriamento em conjunto a um sistema de sucção a vácuo ou de placas, gerando cristalização e subsequente apoptose das células do tecido adiposo.
Contraste – Inclui períodos de aquecimento no início e no final do procedimento. O aquecimento inicial prepara a pele para receber o tratamento e o aquecimento final é importante para reperfundir o tecido e minimizar possíveis intercorrências.
Preparo – Técnica com períodos de aquecimento no início do procedimento. Tem como objetivo aumentar a maleabilidade de tecidos mais compactados e favorecer a sucção do tecido pelo aplicador.
Reperfusão – Esta técnica inclui período de aquecimento no final do procedimento. Dispensa o profissional da massagem manual, reduzindo o tempo de atendimento e tornando a sessão mais confortável para o cliente.
Criolipólise dói?
A criolipólise pode oferecer um incômodo para a paciente, mas a dor é bastante subjetiva, variando do limiar de dor de cada pessoa, afinal, cada corpo reage de forma diferente.
Dessa forma, pode-se dizer que o tratamento não é totalmente indolor e pode trazer alguns incômodos durante a sessão.
Como é feito o procedimento
Para realizar a técnica, o profissional utiliza a membrana anticongelante e depois posiciona o equipamento de placas ou sucção na região a ser tratada com o tempo e temperatura do protocolo escolhido, para que haja o congelamento das células de gordura.
Após o congelamento das células adiposas, ocorre o rompimento das mesmas que são eliminadas naturalmente pelo sistema linfático.
Cuidados pós tratamento
Além de manter uma alimentação saudável e rotina de atividades físicas, indica-se a realização de uma sessão de massagem no local onde foi feito o procedimento para uniformizar a área tratada. Recomenda-se ainda que seja realizada ao menos uma sessão de drenagem linfática ou pressoterapia para facilitar a eliminação de gordura e agilizar os resultados.
Resultados da criolipólise
Os resultados do procedimento começam a surgir a partir de 15 dias depois da primeira sessão, mas são progressivos e acontecem em cerca de 8 semanas após o tratamento, que é o tempo necessário para o organismo eliminar completamente a gordura congelada.
Posteriormente a este período é necessário voltar à clínica para avaliar a quantidade de gordura eliminada e verificar a necessidade de outra sessão. O intervalo mínimo entre sessões é de 3 meses e, a cada sessão, são eliminadas aproximadamente 4 cm de gordura localizada.
Benefícios da criolipólise
A criolipólise é um procedimento estético muito procurado por oferecer resultados rápidos e por ser um tratamento praticamente indolor. Entre seus benefícios, podemos citar:
- modela o corpo;
- eliminar a gordura localizada; e
- reforça o pré-operatório de lipoaspiração.
Contraindicações do procedimento
Não recomenda-se realizar o procedimento quem:
- tem problemas com frio (como crioglobulinemia);
- tem urticária ao frio ou hemoglobulinúria;
- possui pele solta ou tônus fraco;
- passou por cirurgias recentes;
- gestantes.
Se feito corretamente, por um profissional capacitado e com equipamentos de qualidade, a criolipólise é um importante aliado no combate à gordura localizada, apresentando resultados rápidos e poucos riscos ao paciente.
Já aderiu a técnica em sua clínica de estética? Qual seu aparelho de criolipólise preferido? Fala pra gente nos comentários!