
A eletroterapia é um procedimento que pode ser utilizado por fisioterapeutas para o tratamento de diversas patologias.
Por meio de ondas elétricas de baixa intensidade, a eletroterapia atua no corpo do paciente estimulando a redução da dor, aumentando a mobilidade e auxiliando no fortalecimento muscular – e tudo isso é muito importante para a recuperação física que a fisioterapia busca proporcionar.
Há indícios de que desde o século 16, na Roma Antiga, dispositivos elétricos já eram utilizados para o alívio da dor. E por se tratar de um procedimento com inúmeros benefícios, não caiu no esquecimento. Muito pelo contrário: hoje a eletroterapia se tornou um aliado nas clínicas de fisioterapia.
Para que a aplicação desse procedimento seja feita corretamente e com sucesso, no entanto, é necessário entender quais são suas principais características, assim como ter em mente quais são os aparelhos mais eficientes do mercado.
A BCMED te conta quais são os aparelhos essenciais para eletroterapia na fisioterapia e onde você pode encontrá-los para expandir a sua clínica. Continue acompanhando!
Para que funciona e quais são os benefícios?
Esse tratamento age estimulando os músculos e tecidos do corpo, fazendo com que seja liberado a endorfina, um analgésico natural.
Mas é importante ter em mente que o tipo de tratamento sempre depende da quantidade de estímulos da eletroterapia, uma vez que para cada patologia as ondas devem ter estímulos elétricos diferentes.
Por exemplo, para realizar o tratamento de dores musculares e evitar novas lesões, existe a estimulação galvânica (EG), ou massagem terapêutica, que vai trabalhar diretamente nos músculos. Além do EG, existem diversos tipos de estímulos, como a termoterapia, que utiliza o calor de um ultrassom para auxiliar na mobilidade da área aplicada de cada paciente. Interessante, né?
É importante lembrar que cada caso vai exigir orientação e avaliação profissional.
Os principais equipamentos utilizados na eletroterapia
Com correntes bifásicas e polarizadas, esse equipamento é indicado para o fortalecimento muscular, analgesia, reabilitação funcional, reparo tecidual e muito mais! Além de uma série de itens que acompanham o aparelho, o Stimulus Physio Maxx ainda possui uma série de benefícios que facilitam o manuseio do profissional e, é claro: é registrado e aprovado pela ANVISA.
2. Reabilitação 1.0 Sonopulse iii + Neurodyn iii, da IBRAMED
Esse combo da IBRAMED promove a estimulação neuromuscular transcutânea e pode ser utilizado para a reabilitação e fisioterapia, pré e pós-operatório, redução de edemas, artrose, regeneração tecidual e muito mais! Possui as correntes FES (estimulação elétrica funcional) e corrente TENS (neuroestimulação elétrica transcutânea).
3. Ondas russa Max Aparelho de Estimulação 04 canais, CECBRA
Ideal para tratamentos de alívio da dor e condicionamento muscular, esse aparelho oferece as correntes de onda russa, TENS e FES. Através da eletroestimulação, proporciona diversos benefícios para o paciente, eliminando toxinas, aumentando a circulação sanguínea e melhorando a oxigenação celular. Também possui manuseio simples e fácil para o profissional.
Aparelhos de eletroterapia na BCMED
Na BCMED você encontra um catálogo completo com as melhores marcas do mercado em produtos para a eletroterapia na fisioterapia! Além de conteúdos relevantes em nosso blog com informações pertinentes para o seu crescimento profissional.
Somos um e-commerce especializado em saúde, beleza, estética e fisioterapia, com equipamentos tecnológicos de ponta. Há 10 anos a BCMED é o shopping de todas as marcas, e o nosso time de especialistas está disponível para te auxiliar no que for preciso durante a sua jornada de compra!