Scroll Top

A magnetoterapia como aliada da fisioterapia no alívio de dores crônicas

Na fisioterapia o uso da magnetoterapia é um auxílio para os profissionais no tratamento de dores crônicas.

Magnetoterapia nas costas - BCMED A magnetoterapia como aliada da fisioterapia no alívio de dores crônicas

No mundo da fisioterapia o uso de eletroterapia, que através de ondas eletromagnéticas, atuam em conjunto com o profissional a fim de garantir o bem-estar e recuperação do paciente que possui dores crônicas.

O magnetismo é estudado há milênios como meio de cura de dores crônicas e inflamações, e por muitos anos era apenas utilizados os imãs em forma física para realizar os tratamentos fisioterapêuticos. No século 18, o pesquisador Faraday, relatou sua ideia de relacionar o uso de magnetismo com a corrente elétrica. Com o passar dos anos essa técnica foi se aprimorando, com as quais foi se desenvolvendo  equipamentos capazes de transmitir um campo eletromagnético pulsado, sendo muito utilizado na fisioterapia como potencializador da analgesia e das ações anti-inflamatórias. 

A magnetoterapia se trata de um método de tratamento indolor, totalmente seguro sem a necessidade de realizar intervenções mais invasivas, porém o profissional deve ser capacitado por meio de cursos especializantes, com a certeza que este curso segue todos os módulos exigidos para a verdadeira capacitação do profissional, onde o mesmo compreenda como funciona a reação fisiológica da tecnologia, possíveis não-conformidades e quando há real necessidade do tratamento. 

EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MAGNETOTERAPIA

Mulher fazendo magnetoterapia - BCMED A magnetoterapia como aliada da fisioterapia no alívio de dores crônicas
Trate seus pacientes com magnetoterapia!

Atuam em diversas reações bioquímicas, promovendo benefícios como a minimização de dores crônicas e processos inflamatórios na utilização da magnetoterapia:

  • Estimula a produção de endorfina;
  • Inibia a liberação de radicais livres;
  • Estimula a síntese de colágeno;
  • Acelera o processo de calcificação melhorando a resistência óssea;
  • Acelera o metabolismo celular;
  • Atua no processo de cicatrização celular;
  • Promove a estimulação de DNA e o desenvolvimento de novas células pela mitose.

CONTRA-INDICAÇÕES DA MAGNETOTERAPIA

Apesar da técnica eletromagnética ser segura para a saúde humana, ela possui algumas contra-indicações. As quais se o paciente possuir alguma das citadas a seguir, esta forma de tratamento não deve ser executada:

  • Processos neoplásicos (benignos ou malignos);
  • Sobre as glândulas (da tireoide ou em suprarrenais);
  • Miastenia grave;
  • Mulheres grávidas;
  • Marca-passo (sem autorização médica);
  • Sobre feridas ou hemorragias;
  • Sobre infecções ativas (por ativar o processo de metabolismo celular não se pode aplicar sobre áreas com infecções bacteriana ou fúngica, pelo fato de ocorrer a multiplicação destes microrganismos agravando o estágio desta infecção).

QUANDO APLICAR A MAGNETOTERAPIA?

Deve-se deixar claro que a magnetoterapia é uma forma auxiliar de tratamento, e não exclui a necessidade do acompanhamento e de uma forma de tratamento convencional, podendo potencializar a recuperação e bem estar do paciente. Está técnica é indicada em casos como:

  • Alguns tipos de fraturas;
  • Tendinite;
  • Osteoartrite;
  • Epicondilite;
  • Artrite reumatoide;
  • Nervos lesionados;
  • Hérnia de Disco;
  • Dores crônicas ou agudas;
  • Neuralgias;
  • Psoríase.

O QUE SÃO DORES CRÔNICAS?

Pode ser caracterizada como dor crônica, aquela dor onde pode ser sentida mesmo com o passar do tempo, seja ela após uma lesão aguda ou até mesmo causada por uma doença primária ou crônica que são responsáveis por transmitir estímulos nociceptivos/neuropáticos  ou pela sensibilização do sistema nervoso. Pode se relacionar a dor crônica com o psicológico, ou seja, se uma pessoa estiver desestabilizada (ansiedade ou depressão) ela pode sentir dor crônica, como ao contrário, onde uma pessoa com dor crônica pode ficar psicologicamente instável.

Magnetoterapia para joelho - BCMED A magnetoterapia como aliada da fisioterapia no alívio de dores crônicas.
O MAG3 trata as dores crônicas de seus pacientes!

COMO FUNCIONA A MAGNETOTERAPIA?

Atua na formação de um campo eletromagnético através de corrente elétrica, pode ser utilizado com uma dupla de solenoides planos que formam um polo negativo outro positivo fechando o campo magnético, em regiões de costas ou em membros para tratamentos menores, e pelo uso do solenóide túnel que é utilizado em tratamentos de membros, seja superior ou inferior, entregando a energia de uma forma mais ampla.

QUEM PODE FAZER A MAGNETOTERAPIA?

O profissional formado em fisioterapia deve realizar uma especialização em magnetoterapia, nos dias atuais existem dezenas de cursos ministrados de forma totalmente EAD, possibilitando a realização da especialização de forma mais facilitada. Porém, deve ser buscado cursos que possuem o devido registro no MEC, garantindo que o curso possui todos os módulos essenciais para conhecimento fisiológico e de segurança da prática da magnetoterapia.

PODE USAR A MAGNETOTERAPIA NA VETERINÁRIA?

A fisioterapia não se limita apenas ao uso humano, sendo ela muito explorada na medicina veterinária. E a magnetoterapia é uma das possibilidades de tecnologias que os profissionais que atuam na recuperação de animais, podem utilizar para agregar aos seus protocolos de reabilitação. 

Sendo ela uma técnica aplicada em animais de pequeno a grande porte, muito utilizado em tratamentos em cavalos; auxilia na incorporação óssea em casos de fraturas ou na prevenção da perda óssea, já que a magnetoterapia estimula o metabolismo do cálcio. Atua também em tratamentos como: hérnia de disco, displasia de quadril, tendinite, fisioterapia pós-cirúrgica ou esportiva, além de tratamentos de dores crônicas ou agudas.

QUAL MAGNETOTERAPIA DEVO COMPRAR?

A BCMED oferece três formas de magnetoterapia, ambas da CECBRA, descubra qual das três é a perfeita para seus atendimentos.

MINI MAG

O MINI MAG é a magnetoterapia portátil da CECBRA, um equipamento pequeno ideal para atendimentos home care, para pacientes que não conseguem sair de casa para realizar seus atendimentos. Consegue entregar uma intensidade de até 100 gauss, capaz de causar um efeito térmico otimizando o processo de recuperação de diversas áreas como traumatologia, reumatologia, e fisioterapia de profissionais dos esporte para prevenção e tratamento de lesões.. 

MAG 3

O MAG 3 é um equipamento de magnetoterapia que possui três canais, possui campos eletromagnéticos de alta e baixa frequência de 3 a 100Hz, podendo realizar diferentes tipos de tratamentos. Conta com 15 protocolos pré-definidos trazendo maior otimização de tempo para o profissional e segurança para o paciente. Além de possuir um design de fácil manuseio, conta com uma potência de até 150 Gauss. Como acessório já vem incluso uma dupla de solenoide planos, e pode adicionar como acessório opcional o solenoide túnel para um atendimento mais completo.

MAG 3T

Este é o equipamento mais completo para magnetoterapia, o MAG 3T é gerador de baixa frequência (3Hz e 100Hz)  com uma potência de até 200 Gauss, além de possuir 15 programações já pré-programadas voltadas para a reabilitação. Possui os solenoides planos e solenoides em formato de túnel para tratamentos de membros.

A CECBRA possui diversos equipamentos de magnetoterapia, entre em contato com a BCMED e escolha o melhor para sua clínica!

Garanta sua magnetoterapia na BCMED e garanta a recuperação de seus pacientes de forma prática e segura!

Artigos Relacionados

Deixar um comentário