O dia a dia de uma clínica de fisioterapia pode ser bem agitado em meio a tantos atendimentos e questões de administração.
Isso porque, na prática, equilibrar os atendimentos e a gestão não é tão simples quanto parece – principalmente porque é um assunto que os fisioterapeutas têm pouquíssimo contato em seus anos de estudos na faculdade e em posteriores especializações.
Porém, não é uma tarefa impossível e você não está sozinha(o) nessa! Muitas vezes, uma boa organização é o suficiente para que todas as tarefas sejam cumpridas a tempo.
Pensando nisso, a BCMED preparou esse conteúdo especial para você. Aqui, você encontra 6 dicas infalíveis para a gestão de clínica para que você alcance o sucesso desejado e ainda tenha tempo de pensar no planejamento de expansão do seu negócio. Legal, né? Então continue lendo.
Como equilibrar os atendimentos e a gestão de uma clínica de fisioterapia?
Antes de trazer as dicas, precisamos conversar sobre o equilíbrio das demandas de sua clínica. É crucial, como gestora(o) de um negócio, que você não deixe de lado nem os atendimentos e nem a parte burocrática da empresa.
Para isso, use sempre o apoio de uma agenda, que vai te ajudar a ter uma visão macro de como está a sua semana. E lembre-se: imprevistos acontecem, mas não podemos deixar que eles se tornem uma rotina.
Se mesmo com a agenda sempre por perto e atualizada, ainda sim exista algum lado em que a demanda está sendo maior e alcançar o equilíbrio é um desafio constante, então é hora de colocar na ponta do lápis os gargalos para avaliar o que pode ser feito.
Talvez seja o momento de contratar mais pessoas (sejam fisioterapeutas para apoiar nos atendimentos ou profissionais de outras áreas) ou contratar/adquirir novas tecnologias que ajudem você em tarefas que possam ser automatizadas e/ou otimizadas.
Para fazer essa avaliação, analise as demandas que estão tomando mais tempo, o porquê e busque por ferramentas e fornecedores que possam te auxiliar nessa missão.
6 dicas infalíveis de gestão de clínica
1. Contrate bons profissionais
Como já mencionado na seção anterior, a contratação de novos profissionais pode ajudar você a distribuir mais as demandas e focar no que realmente precisa.
O ponto-chave aqui é a contratação de BONS profissionais. Pessoas que você pode confiar e não ficará preocupado com a qualidade das entregas.
2. Saiba delegar tarefas
Pode parecer simples, mas muitas vezes colocamos sobre nossa mesa muitas responsabilidades que poderiam ser delegadas a outros profissionais. O resultado disso será estresse, sobrecarga, tarefas por fazer e frustração.
Tendo bons profissionais atuando junto a você, fica mais fácil delegar as demandas e confiar nos resultados. E essa ação simplificará outros processos que realmente precisam de sua atenção.
3. Invista em um site profissional
Você pode estar se perguntando o que um site tem a ver com a gestão de sua clínica e é muito simples: a centralização de todas as informações dos serviços que você oferece!
Sim, isso facilita muito para o cliente que está procurando por uma clínica de fisioterapia e terá boa parte de suas dúvidas respondidas através do site. Isso pode agilizar o processo de agendamento e até mesmo os atendimentos.
4. Dados, relatórios e insights…
Essa parte pode parecer mais maçante, porém é essencial! É preciso acompanhar os dados e criar relatórios de todas as áreas do seu negócio para que, assim, você tenha uma visão muito clara de como anda o seu empreendimento, quais pontos precisam de mais atenção e quais estão indo bem.
Mesmo que não seja você atuando diretamente nas demandas de determinados setores, peça aos responsáveis que tragam um relatório ou status do que está acontecendo.
Os dados possuem o poder de nos informar sobre a saúde de um negócio e gerar insights sobre o que podemos fazer para melhorar ou crescer. Pratique a sua visão estratégica e use todas essas informações ao seu favor.
5. Invista em novas tecnologias e tenha parceiros estratégicos
Bom, depois de todas essas dicas, não poderíamos deixar de falar sobre parcerias estratégicas e investimento em novas tecnologias.
A justificativa é simples, já que equipamentos de real qualidade podem:
- Otimizar os atendimentos
- Melhorar os resultados (ajudando a encantar e fidelizar os seus clientes)
- Diminuir custos
- Transmitir segurança para o profissional que manuseará e para o paciente
Já as parcerias estratégicas significam fazer negócios com empresas de confiança, que possuem um trabalho sério e realmente estão no mercado para ajudar você a prosperar. A última coisa que queremos é fazer um negócio ruim e perder tempo e dinheiro, certo?
6. Ficar de olho nas tendências
Por último, estar atenta(o) às novas tendências é uma forma de simplificar a gestão de sua clínica de fisioterapia, já que você pode acabar descobrindo processos, ferramentas e produtos que podem ajudar em alguma demanda ou até mesmo a resolver um problema interno.
Você pode fazer isso tirando um tempo para se atualizar com notícias, acompanhar portais e blogs como o da BCMED e/ou se inscrevendo em newsletters interessantes, que levam até você as principais informações do setor.
A BCMED ajuda você a se atualizar!
Aqui na BCMED, enviamos mensalmente newsletters com informações relevantes sobre tecnologias e novidades do mercado para que profissionais como você não percam as principais tendências da área.
Inclusive, preparamos materiais gratuitos e muito ricos de conteúdo especialmente para você! A nossa recomendação de hoje é o infográfico “Saúde e bem-estar pós-covid: novidades na fisioterapia”!
Para baixar é muito fácil: é só clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Aproveite: