tecarterapia

Apesar dos diversos nomes que podem definir esta terapia, T.E.C.A.R (Transferência Elétrica Capacitiva e Resistiva), Diatermia e Hipertermia, todas elas estão relacionadas com campos eletromagnéticos de alta-frequência aplicada aos tecidos do organismo.

É uma terapia não-invasiva que está dentro do grupo das ondas eletromagnéticas. Com o sistema Capacitivo – Resistivo, sua atuação se dá a partir do aquecimento interno dos tecidos, induzindo diversos efeitos terapêuticos, e assim a região tratada consegue ter uma aceleração nos processos metabólicos, trazendo uma recuperação mais rápida dos tecidos. 

A Tecarterapia consegue atuar em tecidos superficiais, como pele,  vasos linfáticos, circulação sanguínea periférica e músculos, e em tecidos mais profundos, como tendões, articulações, ligamentos, cartilagem e osso. 

Para alcançar esses tecidos, os equipamentos de tecarterapia utilizam frequências variadas da corrente, que vão de 0,6 Mhz a 2,4 Mhz. Utilizando uma frequência semelhante a ressonância do corpo, provoca um efeito térmico, devido a absorção da energia pelo organismo, trazendo seus efeitos terapêuticos.  

Além da variação de frequência, a corrente da tecarterapia pode ser emitida de modo CONTÍNUO ou PULSADO pelo equipamento, onde a seleção desse modo vai depender do protocolo de tratamento escolhido pelo profissional. 

E na estética, como é utilizada a Tecarterapia?

Por ser uma terapia que aumenta o calor interno do corpo, esse efeito ajuda a combater a estagnação de líquidos, por possuir propriedades drenantes, trás uma melhora significativa na celulite e no envelhecimento dos tecidos.

A tecarterapia ativa a microcirculação sanguínea e restaura o metabolismo das células de gordura, trazendo como resultado uma pele mais firme, compacta e uma região mais tonificada em poucas sessões.

A forma de aplicação desta técnica é muito tranquila, se assemelhando a uma massagem intensa, com uma sensação leve de aquecimento.

Pode ser utilizado peças de mão, onde são deslizados sobre a pele, associado ao estímulo manual da massagem, ou então a tecnologia das mãos livres, utilizando acessórios específicos que transformam as mãos do profissional em aplicadores da tecarterapia, dando a liberdade para o profissional realizar o procedimentos manuais.

Efeitos da Tecarterapia:

Rejuvenescimento: melhora a circulação e a oxigenação dos tecidos, eliminando assim o acúmulo de fluidos nos vasos sanguíneos e linfáticos, restaurando a elasticidade e permeabilidade dos tecidos.

Bioestimulação celular: A energia gerada em altas frequências muda a permeabilidade da membrana celular, melhorando o metabolismo e a regeneração celular .

Microvascularização: auxilia na atividade da bioestimulação e fornece ao tecido os elementos e nutrientes que precisa para se regenerar. A vasodilatação que a tecarterapia provoca nutre e traz oxigênio para o tecido, melhorando a reabsorção tecidual.

É uma terapia muito famosa no exterior, e ganha cada vez mais espaço em território brasileiro. Muito utilizado por médicos, fisioterapêutas e agora cada vez mais difundida na área estética.

Deixar um comentário

Inscreva-se
Inscreva-se AGORA

Inscreva-se para receber as promoções da BCMED

Transforme a sua clínica com os melhores equipamentos e treinamentos do mercado.
close-link
Os melhores equipamentos para a sua clínica com parcelas em até 72x.
COMPRAR
close-image