Apesar dos diversos nomes que podem definir a tecarterapia, T.E.C.A.R (Transferência Elétrica Capacitiva e Resistiva), Diatermia e Hipertermia, todas elas estão relacionadas com campos eletromagnéticos de alta-frequência aplicada aos tecidos do organismo.
É uma terapia não-invasiva que está dentro do grupo das ondas eletromagnéticas. Com o sistema Capacitivo – Resistivo, sua atuação se dá a partir do aquecimento interno dos tecidos, induzindo diversos efeitos terapêuticos, e assim a região tratada consegue ter uma aceleração nos processos metabólicos, trazendo uma recuperação mais rápida dos tecidos.
A Tecarterapia consegue atuar em tecidos superficiais, como pele, vasos linfáticos, circulação sanguínea periférica e músculos, e em tecidos mais profundos, como tendões, articulações, ligamentos, cartilagem e osso.
Para alcançar esses tecidos, os equipamentos de tecarterapia utilizam frequências variadas da corrente, que vão de 0,6 Mhz a 2,4 Mhz. Utilizando uma frequência semelhante a ressonância do corpo, provoca um efeito térmico, devido a absorção da energia pelo organismo, trazendo seus efeitos terapêuticos.
Além da variação de frequência, a corrente da tecarterapia pode ser emitida de modo CONTÍNUO ou PULSADO pelo equipamento, onde a seleção desse modo vai depender do protocolo de tratamento escolhido pelo profissional.
E na estética, como é utilizada a Tecarterapia?
Por ser uma terapia que aumenta o calor interno do corpo, esse efeito ajuda a combater a estagnação de líquidos, por possuir propriedades drenantes, trás uma melhora significativa na celulite e no envelhecimento dos tecidos.
A tecarterapia ativa a microcirculação sanguínea e restaura o metabolismo das células de gordura, trazendo como resultado uma pele mais firme, compacta e uma região mais tonificada em poucas sessões.
A forma de aplicação desta técnica é muito tranquila, se assemelhando a uma massagem intensa, com uma sensação leve de aquecimento.
Pode ser utilizado peças de mão, onde são deslizados sobre a pele, associado ao estímulo manual da massagem, ou então a tecnologia das mãos livres, utilizando acessórios específicos que transformam as mãos do profissional em aplicadores da tecarterapia, dando a liberdade para o profissional realizar o procedimentos manuais.
Efeitos da Tecarterapia:
Rejuvenescimento: melhora a circulação e a oxigenação dos tecidos, eliminando assim o acúmulo de fluidos nos vasos sanguíneos e linfáticos, restaurando a elasticidade e permeabilidade dos tecidos.
Bioestimulação celular: A energia gerada em altas frequências muda a permeabilidade da membrana celular, melhorando o metabolismo e a regeneração celular .
Microvascularização: auxilia na atividade da bioestimulação e fornece ao tecido os elementos e nutrientes que precisa para se regenerar. A vasodilatação que a tecarterapia provoca nutre e traz oxigênio para o tecido, melhorando a reabsorção tecidual.
É uma terapia muito famosa no exterior, e ganha cada vez mais espaço em território brasileiro. Muito utilizado por médicos, fisioterapêutas e agora cada vez mais difundida na área estética.