Certamente você já ouviu falar sobre o termo posicionamento de mercado. Muitas pessoas podem achar que esse tema é específico para grandes marcas e empresas voltadas para o marketing, mas isso não é verdade. No mundo do bem-estar e saúde, por exemplo, isso também é importante. E uma das formas de estabelecer esse posicionamento para o seu consultório é definindo qual nicho da fisioterapia você focará os seus esforços.
O posicionamento de mercado se refere ao lugar que uma organização ocupa na mente de seus clientes e como diferencia seus produtos ou serviços de seus concorrentes. Por isso, trabalhar dentro de um nicho pode te ajudar a alcançar uma boa consolidação e autoridade na área.
Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto?
Nichos da fisioterapia: o que é e por que é importante?
Trabalhar com um nicho de mercado envolve segmentar o seu público para um grupo específico com necessidades particulares. Normalmente são públicos pouco explorados e com baixa concorrência de produtos e serviços ofertados.
Alguns exemplos dos nichos da fisioterapia são:
- Fisioterapia aquática
- Fisioterapia cardiovascular
- Fisioterapia dermatofuncional
- Fisioterapia esportiva
- Fisioterapia gerontológica
- Fisioterapia neurofuncional
- Fisioterapia traumato-ortopédica
- Fisioterapia do trabalho
E muitas outras!
Cada nicho trabalha com técnicas específicas e atende grupos de pessoas diferentes. Por isso, depois de definido o público que você prefere trabalhar, será preciso se especializar e estudar bastante sobre as necessidades dessas pessoas para ir construindo a sua autoridade na área.
A definição do nicho que o seu consultório atenderá também vai depender muito de seus direcionamentos profissionais.
O que você mais gosta na área da fisioterapia, quem prefere atender e o que curte estudar: tudo isso influencia na sua decisão. Por isso, a nossa dica aqui é você tirar um tempo para pensar, colocar os prós e contras no papel e sempre pesquisar mais.
Mas por que preciso segmentar meu público?
Profissionais de diversas áreas podem achar que quanto mais abrangente for o conhecimento e área de atuação, melhor. Isso porque acreditam que o público será maior, com maiores chances de conquistar novos pacientes. Mas não é bem assim.
Mesmo a demanda sendo maior, trabalhar com fisioterapia de uma forma mais geral não é garantia de mais pacientes, uma vez que a concorrência já é bem alta nesse meio.
Muitas pessoas preferem se consultar com especialistas em uma área do que com profissionais mais gerais. Assim, ao escolher um nicho, você não necessariamente limita o seu público, mas sim o qualifica.
Essa é uma possibilidade de você se tornar referência na área, atrair mais clientes e aumentar os lucros do seu consultório.
Outro ponto importante é que a valorização profissional vem do reconhecimento por algo em que você é muito bom. Sendo assim, é mais fácil criar autoridade e ser conhecido no mercado dentro de um nicho da fisioterapia, o que ainda ajuda o seu negócio a fugir da alta concorrência.
Segmentar seu trabalho também é interessante em outros aspectos, como a facilidade de realizar divulgações mais certeiras e firmar parcerias com outros profissionais, já que uma propaganda mais geral sempre passa batido e uma específica pega diretamente na dor ou reclamação do público.
Ou seja: quando focamos em nichos da fisioterapia, além de qualificar o nosso público, ainda abrangemos as nossas possibilidades. E depois de todas essas informações, agora só falta garantir os equipamentos certos!
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Na trilha para se especializar e criar uma autoridade para os seus serviços, você precisa contar com equipamentos e produtos de alta qualidade que vão impulsionar os seus atendimentos.
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