O final e início do ano são marcados pelo verão e as tão esperadas férias. Essas podem ser épocas oportunas para você investir em boas promoções e aumentar o faturamento da sua clínica de estética.
Apesar das viagens, muitas pessoas decidem curtir em casa e, pelo clima totalmente agradável, procuram começar hábitos mais saudáveis e que visam a melhora na autoestima, como academia, dietas e procedimentos estéticos.
O que a sua clínica de estética precisa fazer então, é incentivar os clientes e interessados a fecharem com você. Para isso, você pode apostar em promoções especiais e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje.
Conheça algumas estratégias simples, mas muito eficazes e interessantes para aplicar na sua clínica e aumentar o faturamento pela aquisição e retenção de novos clientes.
Promoções para aumentar o faturamento da sua clínica
Pague um e leve dois
O famoso pague um e leve dois pode funcionar na sua clínica se deseja aumentar o faturamento.
Na prática, essa ação funciona com a pessoa fechando algum procedimento com você e ganhando outro grátis.
Para funcionar bem você pode oferecer tratamentos mais simples, menos específicos e que funcionam para a maioria das pessoas, como a limpeza de pele ou drenagem linfática.
Essa estratégica cativa o seu cliente, que se sentirá exclusivo por ter ganhado um procedimento e faz com que ele conheça mais tratamentos da sua clínica, confiando ainda mais em você para uma compra posterior, podemos dizer que funciona quase como um trial de outros serviços.
Essa ação é simples, não gera altos custos para a realização e pode chamar muito a atenção.
O que preciso para aplicar essa estratégia?
Defina os seguintes tópicos:
- Procedimentos que estão inclusos no “pague um, leve dois”: quais tratamentos as suas clientes precisam comprar para levar outro de graça? E quais tratamentos serão as recompensas?
- Terá alguma regra de limite de sessões?
- Duração da promoção
- Canais de divulgação
Indicação de amigos
Essa estratégia é um clássico em diversos segmentos e funciona assim: se um cliente indicar a sua clínica para um amigo e, este fechar algum tratamento ou pacote com você, o cliente que indicou ganha algo em troca, como algum procedimento grátis, produtos estéticos ou descontos.
Essa é uma forma de aumentar não só o seu faturamento, mas também o alcance do seu negócio, já que um cliente pode recomendar os seus serviços para mais de uma pessoa. E, por mais que nem todas as indicações fechem negócio com você, podem começar a acompanhar e entrar em contato no futuro.
Outra vantagem dessa estratégia é que as indicações são muito positivas, já que quem indica algum serviço é porque realmente gosta e acredita nos resultados. E quem recebe a indicação realmente confia, uma pesquisa global realizada pela Nielsen, mostrou que a recomendação de amigos é a forma de propaganda mais confiável para 92% dos consumidores.
Como aplicar essa estratégia no seu negócio?
Para começar a sua campanha de indicação pense e responda os tópicos abaixo:
- Quanto tempo essa campanha durará?
- Qual será a recompensa de quem indica?
- Por quais canais você divulgará?
- Haverá algum desconto ou mimo para incentivar o amigo indicado a fechar com você?
- Qual será a sua abordagem comercial com a pessoa indicada? E por qual canal?
- Será necessário alguma regra restritiva?
Sorteios
Os sorteios são muito conhecidos, principalmente pelo seu potencial de alcance. Realizar esse tipo de ação pode gerar muitos novos seguidores nas redes sociais e clientes mais engajados com a sua clínica de estética.
Esse tipo de estratégia ajuda o seu negócio a aumentar o faturamento de uma forma simples e bem dinâmica.
Você pode sortear produtos, pacotes ou sessões de algum tratamento que você oferece. Essa ação é bem flexível e você determina as regras!
Normalmente, quando feito em redes sociais, os sorteios funcionam assim: para participar é preciso comentar com o perfil dos amigos na publicação oficial – aqui, cada negócio determina regras específicas, como quantidade de comentários, se poderá citar um ou mais amigos em cada comentário e outros.
Dentro das regras comuns também é necessário curtir a publicação, seguir a página e/ou postar nos stories. Essa é uma regra que você determina o melhor modo de seguir.
A vantagem desse tipo de ação é que quanto mais curtidas e comentários em sua publicação, mais as redes sociais entregam o post para novas pessoas, por conta do engajamento gerado. Isso faz com que a sua clínica alcance seguidores que normalmente seriam difíceis de atingir até mesmo em campanhas.
Mas atenção! A realização de sorteios em redes sociais não é uma conduta ilegal, porém para colocar no ar esse tipo de ação é preciso uma autorização dos órgãos regulamentadores, como o Ministério da Economia. Além de, claro, respeitar a lei e todas as regras quanto a esta modalidade.
Uma conduta ilegal sobre esse tipo de ação resultará em penalidade conforme a previsão legal.
Como aplicar essa estratégia no seu negócio?
Antes de solicitar a autorização do seu sorteio, você já deve ter feito um regulamento dos pontos principais. Por isso, já pense como será todo o esquema e organização dessa sua promoção:
- Tempo de duração
- Como será realizado
- Qual produto ou serviço será sorteado
- Regras de participação
- Formato ou plataforma utilizada para obter o resultado do sorteio
- Plataforma ou canais que serão divulgados
- Público-alvo
Após obter a devida autorização, fique atento(a) à divulgação. Todas as informações devem transmitir as regras de forma clara e transparente para não haver problemas de entendimento.
Combos ou pacotes promocionais
A combinação de procedimentos em combos ou pacotes pode ser bem atrativa para os clientes que buscam tratamentos completos. Ao invés de “adquirir de forma separada” estarão contemplando diferentes serviços de uma única vez.
Essa estratégia é muito comum no mercado de estética e visa juntar os diferentes procedimentos em um único tratamento com um objetivo específico. Para isso, cada item do pacote precisa se complementar para entregar um resultado potencializado.
Esse tipo de oferta chama bastante a atenção, e, para fortalecer a divulgação e conversão, ofereça valores promocionais, assim a pessoa entenderá que vale mais a pena e estará mais suscetível a fechar negócio com você.
Como oferecer em minha clínica?
Para esse tipo de promoção é preciso ser bem estratégica na montagem dos pacotes ou combos. Tenha em mente alguns pontos importantes do seu negócio, como:
- Qual é o foco da sua clínica?
- Quais procedimentos às suas clientes mais buscam?
- Quais são os objetivos ou reclamações mais comentadas com você nos atendimentos?
- Você possui alguma especialização que possa ser um atrativo?
Após refletir ou definir esses tópicos, agora sim é hora de escolher os serviços que entrarão nos pacotes, os valores promocionais e os canais de divulgação.
Promoções sazonais
As datas sazonais já são muito bem exploradas pelos marketeiros mundo afora, e as mais famosas, como Dia do Cliente, Black Friday, Natal e outras, são utilizadas em diversos segmentos.
Essas datas criam ótimas oportunidades para oferecer ofertas especiais aos consumidores e incentivar a compra de novos tratamentos na clínica de estética. Portanto, a nossa dica é que você aproveite as comemorações que façam sentido para o seu negócio e para o seu público, aumentando o faturamento da sua clínica.
Você pode acessar sites como o Calendarr Brasil ou o Calendário Sazonal para ter uma visão de todas as datas do ano que você pode aproveitar.
Inclusive, no momento do seu planejamento anual, inclua essas datas como parte das estratégias de promoção para não se esquecer.
Não se esqueça dos dados…
Em todos os casos que explicamos acima é muito importante que você anote tudo: quantos clientes participaram, resultados nas redes sociais, receita gerada, custos, comentários específicos que percebeu, problemas…
Essas informações ajudarão você a entender se a promoção foi interessante e impactante para o seu negócio.
Todas as dicas que trouxemos aqui têm o potencial de gerar resultados extraordinários ou resultados mais amenos. Isso porque cada negócio funciona de um jeito e o público de cada clínica se comporta de uma maneira diferente.
Você pode perceber, por exemplo, que indicação funciona mais do que sorteios ou vice-versa. O importante é ter tudo anotado para você saber qual estratégia funciona mais e aplicar em outros períodos.
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