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Segmentação de clientes na área de estética: saiba porque é importante

Descubra a importância da segmentação de clientes na área de estética para se aproximar dos seus potenciais clientes e vender mais!

Segmentação de clientes na área de estética: saiba porque é importante

Todos os dias somos bombardeados por informações e promoções de todos os tipos nos mais diversos canais. Essa realidade não é diferente para as pessoas que vão à sua clínica de estética. É por isso que a segmentação de clientes é tão importante.

Quando falamos sobre a segmentação de público nos referimos a divisão dos clientes em grupos menores que possuem características e objetivos semelhantes. Ter esses grupos definidos pode ajudar você na divulgação e relacionamento com o público e também no destaque da sua marca diante a enxurrada de informações diárias.

Mas como fazer a segmentação? Como identificar os perfis de públicos? Quanto vai custar? É realmente importante para a área de estética? Pois serão essas e outras perguntas que responderemos aqui! Continue acompanhando.

A importância da segmentação de clientes

Entender quem é o seu consumidor é um dos passos mais importantes para montar o seu próprio negócio. Não é à toa que, às vezes, esse é o primeiro tópico definido quando a empresa ainda é só um sonho.

Na prática, essa etapa vai muito além do imaginário. Ou seja, não basta apenas pensar no público que você deseja atingir: são necessárias algumas pesquisas e investigações profundas.

Isso porque você pode até desejar atender mulheres de 30 anos que trabalham fora de casa e fazem academia, mas com os devidos estudos você percebe que a sua clínica está localizada em uma região em que o público mais presente é representado por mulheres 50+, aposentadas e que não praticam atividades físicas.

Quando você entende e conhece quem a sua clínica mais atende, tudo fica mais fácil: oferecer seus serviços, comunicar promoções e até fidelizar seu público.

Portanto, a segmentação de clientes nada mais é do que entender e separar os diferentes potenciais públicos que você atende – sim, pode ser que a sua clínica de estética tenha mais de um perfil de público – para moldar as estratégias de oferta do jeito certo e oferecer tratamentos alinhados!

Como colocar isso em prática na área de estética?

Definir o público de uma forma mais estruturada pode levar um tempo, mas no final valerá muito a pena!

É importante lembrar que definir o público e realizar a segmentação de clientes não é só para grandes empresas consolidadas e com grandes equipes de marketing. 

Trouxemos esse conteúdo para você justamente porque as pequenas e médias empresas se beneficiam – e muito! – com essa tarefa.

Quanto mais cedo você puder definir essa etapa, mais certeiras serão as ações futuras da sua clínica e mais bem preparada a sua empresa estará para crescer no futuro.

Mas vamos para a parte prática? Veja como definir seu público e segmentá-lo!

O primeiro passo, então, é a definição do público e da persona. Se você já tem essa parte feita, basta pular para a próxima seção! Se ainda não, segue aqui que vamos te mostrar as principais etapas:

Segmentação de clientes, tópico 1 - entenda mais sobre o seu mercado

Para abrir o seu negócio do jeito certo, pesquise! Essa palavra aparecerá bastante por aqui porque a pesquisa é o que vai ajudar você a identificar onde tem uma oportunidade de negócio. Ela também validará as suas hipóteses.

Encontre dados sobre o setor de estética, sobre os procedimentos que você deseja oferecer, sobre a região que você atuará e tudo mais que você puder encontrar para entender tudo sobre o mercado que deseja investir.

Segmentação de clientes: tópico 2 - escolha seu nicho de atuação
Com todos os dados em mãos, é hora de escolher de forma estratégica em qual área da estética você atuará.

Existe algum procedimento ou técnica que você deseja se especializar? Quer abrir uma clínica mais versátil em relação aos serviços? Identificou alguma oportunidade específica de atuação nas pesquisas? Talvez algum serviço pouco oferecido, mas muito procurado…

Acima, trouxemos apenas algumas perguntas que podem ajudar você a escolher em qual nicho da estética você deseja atuar. 

Esteja aberta a diferentes possibilidades e leve em consideração o que as pessoas procuram na sua região de atuação, mas não se prenda a isso! Muitas vezes você pode chegar com um tratamento pouco ou nada oferecido que fará muito sucesso, tornando você pioneira na área.
Segmentação de clientes, tópico 3 - pesquisa e entrevista para definição do público

E mais uma vez a palavra pesquisa aparecendo por aqui. Nessa última fase, você definirá o seu público-alvo.

O que você precisa para essa etapa: pesquisa do perfil de pessoas que procuram pelos serviços que você oferecerá. Você pode fazer isso tanto buscando por informações na internet, quanto por meio entrevistas.

A entrevista será a forma mais próxima de um dado real. Você pode criar formulários online, questionar as pessoas que já atende ou procurar por vizinhos, amigos e pessoas do bairro pessoalmente. Nessa etapa, você precisa definir:

  • Dados demográficos: gênero, idade, renda, nível de educação, profissão, estado civil e outros.
  • Informações geográficas: em qual bairro ou cidade o seu público está localizado e onde trabalham.
  • Comportamento: hobbies, quantos filhos ou pets, hábitos saudáveis, produtos e serviços mais consumidos e outros.

Quanto custa?

A definição do público custa mais tempo do que dinheiro.

Você passará boa parte do tempo pesquisando, entrevistando e coletando dados para depois analisar e definir tudo o que encontrou.

Caso não queira realizar esse trabalho sozinha ou não pretenda fazer parte do processo, o custo será com um profissional de marketing que cobrará pelo planejamento da sua clínica – aqui os preços variam.

Caso você opte por contratar um especialista, é importante conhecer o trabalho dele antes e ter confiança de que será feito um bom trabalho. 

Dica extra: você sabe a diferença de público e persona?

Você já ouviu falar em persona? Nos tópicos anteriores você entendeu um pouco mais sobre como definir o público-alvo, mas existe uma outra ferramenta no mundo do marketing que é muito importante e ajuda os mais diversos negócios a definirem suas ações.

A persona é uma representação fictícia do cliente ideal. É um avatar com uma descrição bem detalhada de suas características e comportamento.

E para que uma clínica de estética precisa definir suas personas? Porque é pelo entendimento profundo e real do seu público que você poderá criar divulgações personalizadas, se relacionar mais com os clientes que já atende e se destacar da concorrência.

Além disso, você terá mais argumentos para vender os seus serviços e será mais próxima nos atendimentos.

O público-alvo em si é mais uma descrição “fria” de quem a sua clínica atinge, com dados mais técnicos e gerais e que entram menos no detalhe de quem é o cliente ideal. Veja:

Segmentação de clientes na área de estética. Na imagem um exemplo do que é público e do que é persona

Na imagem acima, é possível entender um pouco mais como uma persona contribui para o planejamento da sua clínica de estética. São detalhes muito mais ricos e aprofundados sobre o cliente ideal, o que podem ajudar você a se aproximar dele e vender com muito mais assertividade.

Lembrando que a persona que estamos falando é a Buyer Persona, que é o cliente ideal do seu negócio. Existe outro tipo de persona que é a Brand Persona e define a carinha, características, avatar e aspectos do seu próprio negócio.

Segmentação de clientes

Bom, a segmentação de clientes, como já mencionamos, consiste em separar os grupos de públicos que a sua clínica atende para personalizar a forma como você chega até eles.

Ao invés de fazer uma publicação nas redes sociais divulgando os seus serviços de forma geral, por exemplo, você poderá criar diferentes posts personalizados em que cada um atingirá um grupo.

Onde posso aplicar a segmentação de clientes?

  1. Atendimento

Se você conhece mais a sua cliente, suas dores, desejos e objetivos, a conversa nos atendimentos serão mais fluidas e você poderá realizar um atendimento totalmente personalizado.

Ela se sentirá bem atendida e compreendida. Ou seja, além de causar boas impressões, você tem a oportunidade de fidelizar essa cliente antes mesmo dela perceber os resultados dos tratamentos.

  1. Comunicação nas redes sociais

Utilizamos o exemplo da publicação das redes sociais e é exatamente no ambiente digital que você deve aproveitar mais a segmentação de clientes!

Use nas publicações de suas redes sociais, comunicações enviadas via WhatsApp, e-mail marketing e todos os canais que você trabalha.

Pense em transmitir mensagens que as suas clientes pensarão: “Isso foi feito para mim”. Assim, o caminho para aquisição de novos pacientes pode ficar mais fácil!

  1. Anúncios e campanhas

Quando o seu negócio começar a investir em anúncios, seja no ambiente digital ou em propagandas no mundo real, a segmentação de clientes também será muito útil e importante. E o melhor de tudo: ela vai seguir a mesma lógica de personalização para atingir o seu potencial cliente e cativá-lo logo no primeiro contato!

Tendência: perfis de consumidores

Como a BCMED não para e quer que você também se atualize sobre tudo, vamos falar um pouco sobre perfis de consumidores!

A WGSN publicou um estudo com cinco perfis de consumidores que vão surgir em 2023! Vamos conhecer um pouquinho:

  • Minimalistas: buscam pela simplicidade na rotina, minimização do desperdício e valorizam a eficácia e eficiência dos produtos e serviços.
  • Eco-revolucionários: perfil de consumidores otimistas que preferem marcas e produtos que beneficiam as pessoas e o planeta.
  • Utópicos: beleza e felicidade são sinônimos para esse grupo, que prefere consumir produtos sensoriais que ajudam no bem-estar físico e mental.
  • Super básicos: grupo que prioriza o cuidado pessoal e a higiene e não consome aquilo que não faz sentido para ele.
  • Dermo-ilusionistas: pessoas que valorizam a autoexpressão e desafiam os padrões estabelecidos na sociedade. É um grupo mais artístico e diverso.

Os consumidores mencionados acima são motivados por novas energias e metas justamente pelos últimos anos enfrentados. A dificuldade da pandemia e o surgimento de novas oportunidades/modelos de trabalho e consumo fizeram com que as pessoas desenvolvessem novas habilidades e prioridades.

Será que algum dos perfis se encaixam com os públicos da sua clínica?

Muito mais conhecimento e dicas para você: a BCMED é a sua parceira em todas as etapas

Ufa! Trouxemos muitas informações hoje, não é mesmo? Mas um bom planejamento para abrir uma clínica de estética não para por aí. Inclusive, esse é só o começo…

Mas não se preocupe porque temos todas as informações que você precisa para mergulhar na área de estética com tudo bem redondo! Preparamos um guia completo e gratuito com cinco dicas exclusivas que vão te conduzir por um caminho de muito sucesso.

O guia “Como empreender no mundo da estética” é um material completo que traz muita informação interessante que você precisa ler para começar com o pé direito! E se você já realiza atendimentos, esse material pode ajudar na estruturação do seu negócio.

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