Aos profissionais da estética que atuam na destruição de fibroses, seja ela pós-cirúrgico ou algum processo inflamatório/infeccioso. O ultrassom é padrão-ouro para associar em procedimentos pela sua capacidade de tratar fibroses com excelência.
A fibrose é a produção de tecido cicatricial de forma exagerada, sendo diferente da queloide que é a uma forma de cicatrização anormal que se cria além da ferida inicial, e não deve ser o mesmo tratamento que a fibrose. Algumas pessoas possuem maior facilidade de desenvolver essa produção exacerbada, por possuírem algumas condições ou costumes que induzem a ocorrência de casos fibróticos, como:
- Genética;
- Uso de cigarros;
- Estar em obesidade;
- Doenças auto-imunes;
- Doenças descompensadas, como o diabetes;
- Processos infecciosos ativos no organismo;
- Exposição a certas substâncias tóxicas.
O QUE É A FIBROSE?
A fibrose não só é uma disfunção estética como também causa certos incômodos, como: dor, edema e equimoses. Normalmente após casos de cirurgias plásticas, a lipoaspiração por exemplo, pela grande quantia de perda celular, a organização celular original não é restabelecida e pode ser criado um novo tecido celular complementar que resultam na formação dessas fibroses.
O profissional fisioterapeuta especializado em fisioterapia dermatofuncional desempenha o papel de promove melhorias estéticas como melhorar distúrbios fisiológicos ou anatômicos. nos atendimentos pós-operatório realizam protocolos para redução do edema, rápida cicatrização do tecido, e prevenção do surgimentos de fibroses.
A classificação da fibrose pode ser separada em três grupos: cordão, grão de feijão e placa. A fibrose em forma de cordão pode-se surgir pelo modelo de cânula utilizado na lipoaspiração, já o grão de feijão possui um tamanho bem reduzido e localizada sendo de difícil identificação, e o em formato de placa que pode ser de grande extensão e possui fibrose de forma irregular.
O QUE O ULTRASSOM FAZ NA FIBROSE?
O ultrassom possui diversas reações fisiológicas como o aumento da circulação sanguínea, melhora do metabolismo da celular, melhora o processo de cicatrização, e aumento da elasticidade do colágeno, essa última reação é a peça chave para a prevenção e tratamento de fibroses com ultrassom, já que a fibrose tecnicamente é um emaranhado de tecido que necessita ser “esticado”.
COMO PREVENIR E TRATAR FIBROSES?
Para auxílio desses profissionais existem diversas técnicas para a cicatrização mais segura:
- Ultrassom;
- Massoterapia e drenagem linfática;
- Uso de taping.
QUAL APARELHO DE ULTRASSOM COMPRAR PARA FIBROSES?
Para tratamentos de prevenção ou redução da fibrose, você pode comprar em nosso site ou com a consultoria do nosso time de vendas que irá indicar o melhor equipamento para seus atendimentos.
SONIC COMPACT MAXX
Um equipamento da HTM com tecnologia de ultrassom de 1MHz, 3MHz e até 5MHz para tratamentos faciais (opcional), com duas saídas de correntes bifásicas e polarizada (TENS / FES / HighForce / Russa / MediumForce / SoftForce / Lipólise / Interferencial 2k e 4k / Iontoporação / Microgalvânica / MENS). Com uma ERA de aplicador corporal de 8cm² e 3cm² do facial. O Sonic Compact Maxx é um equipamento voltado a estética e fisioterapia, podendo ser utilizado em atendimentos home care por seu tamanho e praticidade. Podendo tratar fibroses de forma fácil e segura por conter protocolos pré-programados com os ajustes ideias para cada tipo de tratamento, onde será entregue a potência e frequência ideal para cada tipo de protocolo.
HECCUS TURBO
O Heccus Turbo é um equipamento de ultrassom de 1,1MHz e 3,3MHz com as correntes (Aussie, Polarizada, High Volt) e massagem Aura. Podendo ser feita diversas formas de aplicação: as tecnologias de forma individual como também de forma combinada, sonoforese tridimensional (ultrassom + corrente Aussie), sonoeletroporação (ultrassom + corrente High Volt), sonoiontoforese (ultrassom + corrente polarizada). Com um aplicador que atinge uma área de 24cm² com 3 ERA’s de emissão com uma potência máxima de até 72W, com uma tela de fácil manuseio e protocolos pré-programados facilitando a aplicação para o profissional.
LIPOCAVITY NEW SMART
A ultracavitação e ondas de choque da Medical San, em um único equipamento que cabe em uma mochila, para você que realiza atendimentos fora da sua clínica, com uma frequência média e baixa atuando em diferentes camadas (80KHZ e 650KHZ), e ondas de choque piezoelétrico de até 15Hz. Com um aplicador de 9cm² e potência de 70W, o Lipocavity New Smart irá tratar as fibroses de forma eficaz e segura, além de trazer praticidade ao profissional e conforto ao paciente.
CAVICELL MAXX
Um aparelho de ultracavitação de 40kHz e 3MHz, ideal para atendimento voltados à estética corporal, tratando também casos de fibrose. O Cavicell Maxx possui uma potência de até 26W, com um aplicador com uma ERA de 10cm² para cada frequência. Um equipamento CECBRA de fácil manuseio e possui três modalidades de tratamentos (manual, personalizada, e automática). Podendo ser utilizado parâmetros de forma manual de acordo com o conhecimento do profissional, como a possibilidade de salvá-los, e de utilizar os protocolos pré-definidos do equipamento.
QUANTAS SESSÕES DE ULTRASSOM PARA TRATAR FIBROSE?
Essa resposta pode variar de acordo com cada tipo de fibrose, como o organismo responde ao tratamento, e a dose de energia entregue nas aplicações. Porém, como o ultrassom é um ótimo padrão-ouro para fibroses, em poucas sessões já se podem ver resultados significativos (duas a três), sendo necessário por volta de cinco a oito sessões para final do tratamento. Sendo recomendado uma vez na semana, e em alguns casos até duas com a liberação do médico em casos pós-operatórios.
O ultrassom não deve ser realizado todo dia com risco de efeito rebote e outras reações adversas pelo uso excessivo da terapia. A aplicação do ultrassom deve ser de forma pulsada com sua frequência variando de acordo com o estágio inflamatório da fibrose.
COMO USAR O TAPpING NA PREVENÇÃO DA FIBROSE?
O tapping é uma forma de prevenção de fibrose em casos pós-operatórios, e deve ser utilizado também para diminuir edemas e equimoses. Deve ser utilizado logo após a cirurgia e ser aplicado por um profissional que domine a técnica, já que não é somente aplicar, e sim aplicar com a pressão e quantidade de extensão correta, sendo sempre dependente do corpo de cada paciente e do procedimento em si.
Garanta seu equipamento de ultrassom para seus atendimentos pós-operatórios aqui na BCMED!